Aconteceu no dia 30 de março, em Tatuí no DAPE (Departamento de Aperfeiçoamento e Pesquisas Educacionais) a palestra sobre Compostagem de Resíduos Orgânicos que é parte integrante do Projeto Sementes. Este projeto é desenvolvido através da parceria entre as Secretarias Municipais da Educação e do Meio Ambiente e busca orientar professores da rede de ensino municipal sobre a importância da cobertura florestal, da interação flora-fauna, e do aproveitamento dos resíduos orgânicos através da compostagem.
O volume de resíduos orgânicos no lixo domiciliar é grande, e muitas vezes estes resíduos são descartados de forma inadequada e sem fim útil. Utilizando cascas de alimentos, folhas da varrição das ruas, restos de podas de árvores e de jardins, mantendo esta boa combinação úmida em um período de aproximadamente 90 dias, iremos obter um ótimo adubo para hortas e jardins ou mesmo para produção de mudas em viveiros ou até em casa.
Os professores estão sendo capacitados para implantação de composteiras nas escolas municipais da área rural do município de Tatuí - as Escolas do Campo - projeto este que integra a implantação de viveiros de mudas florestais nestas escolas. Assim, será realizada a conscientização dos alunos sobre a importância de cuidarmos do nosso ambiente além do incentivo e capacitação para a produção de mudas de árvores que poderão ser usadas na arborização de nossa cidade.
Vejam aqui as fotos da palestra apresentada no dia 30 de março de 2011 pela Engenheira Florestal Marceli Fernandes Lazari, Diretora do Departamento de Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente:
Demais informações sobre a Secretaria do Meio Ambiente acesse: http://ambiente.tatui.sp.gov.br
ou siga-nos em @SemaTatui
Nenhum comentário:
Postar um comentário